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Frases Budistas
- O
ódio nunca desaparece, enquanto pensamentos de mágoas
forem alimentados na mente. Ele desaparece, tão logo esses
pensamentos de mágoa forem esquecidos.
(Sakyamuni).
- Se
o telhado for mal construído ou estiver em mau estado,
a chuva irá entrar na casa; assim a cobiça facilmente
entra na mente, se ela é mal treinada ou fora de controle.
(Sakyamuni).
- Uma
mente perturbada está sempre ativa, saltitando daqui para
lá, sendo difícil de controlar; mas a mente disciplinada
é tranqüila; portanto, é bom ter sempre a mente
sob controle.
(Sakyamuni).
- Aquele
que protege sua mente da cobiça, e da ira, desfruta da
verdadeira e duradoura paz.
(Sakyamuni).
- Numa
viagem, um homem deve andar com um companheiro que tenha a mente
igual ou superior a sua; é melhor viajar sozinho do que
em companhia de um tolo.
(Sakyamuni).
- Um
amigo insincero e mau é mais temível que um animal
selvagem; a fera pode ferir-lhe o corpo, mas o mau amigo pode
lhe ferir a mente.
(Sakyamuni).
- O
leite fresco demora em coalhar; assim, os maus atos nem sempre
trazem resultados imediatos. Esses atos são como brasas
ocultas nas cinzas e que, latentes, continuam a arder até
causar grandes labaredas.
(Sakyamuni).
- Um
homem será tolo se alimentar desejos pelos privilégios,
promoção, lucros ou pela honra, pois tais desejos
nunca trazem felicidade, pelo contrário, apenas trazem
sofrimentos.
(Sakyamuni).
- Um
bom amigo, que nos aponta os erros e as imperfeições
e reprova o mal, deve ser respeitado como se nos tivesse revelado
o segredo de um oculto tesouro.
(Sakyamuni).
- Um
rochedo não é abalado pelo vento; a mente de um
sábio não é perturbada pela honra ou pelo
abuso.
(Sakyamuni).
- Dominar-se
a si próprio é uma vitória maior do que vencer
a milhares em uma batalha.
(Sakyamuni).
- Viver
apenas um dia ou ouvir um bom ensinamento é melhor do que
viver um século sem conhecer tal ensinamento.
(Sakyamuni).
- Aqueles
que se respeitam e se amam a si mesmos devem estar sempre alerta,
a fim de que não o sejam vencidos pelos maus desejos.
(Sakyamuni).
- Cada
um é senhor de si mesmo, deve depender de si próprio;
deve, portanto, controlar-se a si próprio.
(Sakyamuni).
- O
segredo da saúde da mente e do corpo está em não
lamentar o passado, em não se afligir com o futuro e em
não antecipar preocupações; mas está
no viver sabiamente e seriamente o presente momento.
(Sakyamuni).
- Não
viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente
no momento presente.
(Sakyamuni).
- Vale
a pena cumprir bem e sem erros o dever diário; não
procure evitá-lo ou adiá-lo para amanhã.
Fazendo logo o que hoje deve ser feito, poder viver um bom dia.
(Sakyamuni).
- A
sabedoria é o melhor guia e a fé, a melhor companheira.
Deve-se pois, fugir das trevas da ignorância e do sofrimento,
deve-se procurar a luz da Iluminação.
(Sakyamuni).
- Tudo
é mutável, tudo aparece e desaparece; só
pode haver a bem-aventurada paz quando se puder escapar da agonia
da vida e da morte.
(Sakyamuni).
- Não
é um deus que julga as pessoas, mas é a própria
pessoa que faz o julgamento de si mesmo.
(Daisaku Ikeda).
- A
pessoa que não pode viver significativamente hoje não
o pode esperar levar uma vida brilhante amanhã . Não
importando que grandes planos a pessoa possa fazer, se não
valorizar cada momento, será o exatamente como muitos castelos
no ar. Todas as causas no passado e todos os efeitos no futuro
estão condensados dentro do momento presente da vida. Se
melhoramos ou não o nosso estado de vida neste momento,
determinar se podemos expiar as maldades que causamos desde o
infinito passado e se seremos capazes de acumular a boa sorte
que permanecer por toda a eternidade.
(Daisaku Ikeda).
- O
que somos hoje e o que seremos amanhã depende de nossos
pensamentos. Se procedo mal, sofro as conseqüência;
se procedo bem, eu mesmo me purifico.
(Sakyamuni).
- Eu
sou o resultado de meus próprios atos, herdeiros de atos;
atos são a matriz que me trouxe, os atos são o meu
parentesco; os atos recaem sobre mim; qualquer ato que eu realize,
bom ou mal, eu dele herdarei. Eis em que deve sempre refletir
todo o homem e toda mulher.
(Sakyamuni).
- Bem
farias em te examinares e refletires sobre a ti mesmo.
(Sakyamuni).
- Em
nossas vidas há momentos de alegria e de sofrimento. Se
conseguirmos entender que sempre haverá bons e maus, poderemos
gradualmente a não o esperar somente bons momentos, e nem
a detestar os maus.
(Daisaku Ikeda).
- Seja
como for, a grandiosa Revolução Humana de uma única
pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do
destino de um país e, além disso, será capaz
de transformar o destino de toda a humanidade.
(Daisaku Ikeda).
- Por
mais que na batalha se vença a um ou mais inimigos, a vitória
sobre a si mesmo é a maior de todas as vitórias.
(Sakyamuni).
- Existe
uma única estrada e somente uma, e essa é a estrada
que eu amo. Eu a escolhi. Quando trilho nessa estrada as esperanças
brotam, e, o sorriso se abre em meu rosto. Dessa estrada nunca,
jamais fugirei.
(Daisaku Ikeda).
- Eu
e meus discípulos, mesmo que ocorram vários obstáculos,
desde que não se crie a dúvida no coração
atingiremos naturalmente o Estado de Buda
(iluminação), não duvidem dos benefícios do Sutra de Lótus, mesmo que não haja proteção dos céus, não lamentem a ausência de segurança e tranqüilidade na vida presente. Embora tenha ensinado dia e noite a meus discípulos, todos criaram dúvidas abandonaram a fé. O que é costumeiro no tolo é esquecer nas horas cruciais o que prometera nas horas normais.
(Nitiren Daishonin).
- É
comum dizer, que se for para vivermos problematicamente, tristes,
angustiados, vencidos, então não há necessidade
de sermos budistas; para que sermos budistas, se não melhoramos
em nada? Para viver fracassadamente não há necessidade
de religião. Não podemos viver de forma fracassada,
temos que vencer, temos que superar nossos problemas, temos que
justificar a nossa existência com realizações.
(Daisaku Ikeda).
- Desistir
de aprender é egoísmo. Este é um ditado que
eu gosto muito. Quando acalentamos o desejo de aprender mais,
nossas vidas estarão repletas de genuína vitalidade
e brilho.
(Daisaku Ikeda).
- Atualmente
existem pessoas que tem fé no Sutra de Lótus. Entretanto
alguns crêem em como chamas ardentes, enquanto outros como
a água corrente. Quando os primeiros ouvem sobre o Budismo,
entusiasmam-se como o fogo, mas quando permanecem afastados, são
dominados pela mente disposta a abandonar a fé. Como água
corrente - significa crer continuamente sem nunca retroceder.
(Nitiren Daishonin).
- Assim
como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos
antes de se transformar numa árvore, nós precisamos
experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta.
(Nitiren Daishonin).
- Diante
da honestidade dos companheiros não há outra forma
senão responder com nossa honestidade e, a sinceridade
com sinceridade.
(Nitiren Daishonin).
- Se
um mestre sustenta um mau discípulo, ambos cairão
no inferno.
(Nitiren Daishonin).
- A
fraqueza humana e a estupidez são as mesmas, hoje em dia.
Quando as pessoas ingressam em alguns campos de atividades, como
a política onde são tratados com glória e
com respeito da sociedade, embora no início parecem não
esquecerem-se de seu propósito original de empenha-se "pela
causa do povo", mais tarde são propensos a serem levados
pelos desejos de fama e fortuna. Existem aqueles que, a despeito
da promessa em seus anos mais jovem, quando chega a época
em que alcançam 40 ou 50, não são capazes
de controlar a si mesmos. A fim de prevenir tais ocorrências,
é de máxima importância que, seja qual for
o campo em que esteja envolvido sempre mantenha a humildade em
sua mente, para receber orientações sobre a fé.
Você deve compreender que mais uma vez que se desligue espiritualmente
de seus veteranos na fé e da organização,
estará sempre numa situação perigosa.
(Daisaku Ikeda).
- O
Senhor deve crer no Sutra de Lótus tal como deseja ardentemente
por alimento quando está com fome, ou por água quando
está com sede, espera ansiosamente para ver seu amor, procura
remédio para sua doença ou como uma linda mulher
que deseja cosméticos.
(Nitiren Daishonin).
- Mesmo
que estude o Budismo se não perceber a natureza de sua
própria vida, não pode-se afastar do sofrimento
da vida e morte. Se procura o caminho fora de si mesmo e tenta
praticar as mais variadas formas de exercícios e de bondade,
isto é igual a um pobre que calcula dia e noite a fortuna
do seu vizinho e não obtém um tostão sequer
para si.
(Nitiren Daishonin).
- Se
o ensino é superior, a pessoa que o abraça é
digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é
o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável
a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao
mesmo tempo uma censura aos pais.
(Nitiren Daishonin).
- Se
o mau carma do passado de uma pessoa não é expiado
no presente, ela dever passar pelos sofrimentos do inferno no
futuro. Mas, se experimentar extremas privações
presente por causa do Sutra de Lótus, os sofrimentos do
inferno dissipar-se-ão instantaneamente.
(Nitiren Daishonin).
- Um
marido e sua esposa são tão íntimos como
um corpo e sua sombra, as flores e seus frutos, ou as raízes
e suas folhas em cada existência da vida. Os insetos comem
as árvores em que vivem, e os peixes bebem da água
em que nadam. Se a grama murcha, as orquídeas sofrem, e
se os pinheiros prosperam, os carvalhos exultam. Mesmo as arvores
e as gramas estão intimamente relacionadas.
(Nitiren Daishonin).
- O
tesouro do corpo é mais valioso do que aquele guardado
no cofre, e o tesouro acumulado no coração é
mais valioso do que o tesouro do corpo. Portanto, dedique-se em
acumular o tesouro do coração.
(Nitiren Daishonin).
- Ensinar
as pessoas significa lubrificar as rodas para que as mesmas possam
girar; ou fazer flutuar um navio para que o mesmo possa ser movimentado
facilmente.
(Nitiren Daishonin).
- O
fato das orações não terem encontrado resposta
é comparável a um forte arco com uma corda frágil
ou uma boa espada nas mão de um covarde. Não é
de modo algum uma falha do Sutra de Lótus.
(Nitiren Daishonin).
- Se
você aponta o erro com ardente desejo de corrigí-lo,
você estará agindo bem. Por outro lado, se agir comandado
pelo senso de crítica e injúria, você estará
cometendo um pecado, mesmo que seja verdade.
(Nitiren Daishonin).
- A
covardia e a vaidade são os grandes inimigos da prática
da fé. As pessoas com fé inclinadas para a covardia
e vaidade não podem alcançar a iluminação.
A prática da fé é senão o corajoso
ato de avançar com espírito de leão nas horas
cruciais ou nos momentos que surgem as dificuldades.
(Daisaku Ikeda).
- Sua
mente, agora desnorteada pela escuridão inata da vida,
é como um espelho embaçado, mas, se polir, é
certo que tornar-se-á claro como cristal de iluminação
das verdades imutáveis. Manifeste-se na prática
da fé, polindo seu espelho incessantemente, dia e noite.
(Nitiren Daishonin)
- De
acordo com o Sutra, se a mente das pessoas é impura, sua
terra também será impura. Pelo contrário,
se suas mentes são puras, assim será sua terra.
Em uma palavra não há duas terras pura e impura
ao mesmo tempo. A diferença está na mente, boa ou
má, das pessoas.
(Nitiren Daishonin).
- Aqueles
que crêem no Sutra de Lótus, são o como o
inverno: o inverno nunca falha em se tornar primavera. Desde os
antigos, nunca ouvi ou vi o inverno tornar-se outono. Nem tenho
sequer ouvido de algum crente no Sutra de Lótus que se
tornou um mortal comum. Uma passagem do Sutra diz: Se ouvirem
desta Lei, não há ninguém que não
o atinja o Estado de Buda.
(Nitiren Daishonin).
- Existe,
definitivamente, algo extraordinário no avançar
e no recuo da maré, no levantar e no descer da lua, e nas
mudanças das estações. Algo incomum acontece
também quando uma pessoa comum atinge o Estado de Buda.
Indubitavelmente, com o aparecimento dos três obstáculos
e quatro maldades, o sábio alegrar-se-á, e o tolo
se acovardará.
(Nitiren Daishonin).
- Quando
uma pessoa chega ao fim de sua sorte, qualquer estratégia
que seja, será inútil. Quando a boa sorte de uma
pessoa esgotarem mesmo seus súditos não o mais a
seguirão.
(Nitiren Daishonin).
- Considere
seu serviço como exercício do Sutra de Lótus.
Sobre o mesmo, Tientai, o Grande disse: Nenhuma atividade da sociedade,
política, econômica, cultural, industrial, etc, são
diferentes dos princípios do Budismo.
(Nitiren Daishonin).
- O
Budismo é como o corpo e a sociedade a sombra. Quando o
corpo se curva, assim o faz a sua sombra.
(Nitiren Daishonin).
- A
própria vida é o mais alto precioso de todos os
tesouros do universo. Mesmo os tesouros do universo inteiro não
podem igualar ao valor de uma única vida humana. A vida
é como uma chama, e o alimento como o óleo que lhe
permite queimar.
(Nitiren Daishonin).
- Se
o senhor deseja se livrar-se dos sofrimentos de nascimento e morte
que vem suportando por eras eternas e deseja alcançar a
suprema iluminação nesta existência, deve
despertar para a verdade mística que sempre existiu dentro
da sua vida.
(Nitiren Daishonin).
- Acima
de tudo a miséria tem causas nas religiões heréticas
e nas doutrinas falsas.
(Daisaku Ikeda).
- Mesmo
que tente distorcer a verdade, certamente chegará o momento
em que ela será provada, ou melhor, devemos comprová-lá
a todo custo. Da mesma forma, mesmo que o mal seja camuflado por
todos os meios, ele será um dia desmascarado para então
encontrar a sua ruína e desaparecer.
(Daisaku Ikeda).
- Quero
dizer uma coisa a você. Mesmo se alguém lhe disser:
fuja, desista! Deve responder-lhe; jamais! Viva jovial e corretamente
cada dia, sempre.
(Daisaku Ikeda).
- Não
seja impaciente. A felicidade nem sempre está longe de
si.
(Jossei Toda).
- Maus
amigos são aqueles que falando candidamente, insinuando,
bajulando e fazendo habilidoso uso das palavras, conquistam o
coração dos ignorantes e destroem a bondade da mente
das pessoas.
(Nitiren Daishonin).
- Bons
amigos são aqueles que nos instruem na fé, empenham-se
conosco para aprofundar nossa prática e estudo, e trabalham
em harmonia conosco para o avanço da Paz Mundial.
(Nitiren Daishonin).
- Sem
temer os obstáculos e maldades que surgem de dentro ou
de fora, devemos atacá-los e combatê-los, e esta
conquista irá fortalecer a nossa fé. Com isso, poderemos
ensinar e converter outras pessoas e receber benefícios
maiores do que o necessário para erradicar os débitos
do passado. Da mesma forma, como o veneno se transforma em remédio,
podemos transformar a infelicidade em boa sorte como também
evidenciar em nós mesmos a Lei que possibilita o acesso
a suprema felicidade.
(Makiguti).
- Ninguém
que se declara meu discípulo jamais deve tornar-se covarde.
Um covarde não pode ter nenhuma de suas orações
respondidas. Os discípulos de Nitiren não poderão
realizar nada se forem covardes.
(Nitiren Daishonin).
- Mesmo
quando vocês são derrotados podem criar uma causa
para a vitória futura, e há ocasião sem que,
embora vençam, podem criar uma causa para uma derrota futura.
(Jossei Toda).
- Quanto
mais evitarem qualquer acomodação, mais nitidamente
conseguirão distinguir entre é certo e o errado.
Não sou eu quem diz isto, este é o desejo, o espírito
de Nitiren Daishonin.
(Daisaku Ikeda).
- Se
você não tem a coragem de ser um inimigo do mal,
então também não pode ser um amigo do bem.
(Makiguti).
- Pessoas
que odeiam serem superadas pelos seus membros, que ressentem de
não serem o centro das atenções, que sentem
ciúmes dessas coisas, possuem uma mente pequena. Elas estão
no mais baixo estado da existência humana e são os
mais baixos seres humanos.
(Daisaku Ikeda).
- Aqueles
que ardentemente auxiliam seus membros a desenvolverem-se tornarem-se
grandes indivíduos, enquanto apoiam alegremente e observam
seu crescimento, são líderes entre os líderes.
(Daisaku Ikeda).
- Estamos
sujeitos a termos algum desacordo familiar em algumas ocasiões,
porém jamais devemos negligenciar o nosso esforço
para o desenvolvimento e progresso.
(Daisaku Ikeda).
- O
relacionamento entre marido
e mulher é muito profundo e se relaciona de incontáveis
existências. Ciente disso, não devemos destruir este
relacionamento com assuntos insignificantes e sim, fortificá-los
através da prática da fé.
(Daisaku Ikeda).
- Para
se ter boa saúde, para trazer a verdadeira felicidade a
família, para trazer paz a todos, deve-se disciplinar e
controlar a própria mente. Se um homem puder controlar
a mente, poder encontrar o caminho da Iluminação,
e toda sabedoria e virtude a ele virá o com naturalidade.
(Sakyamuni).
- Assim
como as pedras preciosas são tiradas da terra, a virtude
surge dos bons atos e a sabedoria nasce da mente pura e tranqüila.
Para se andar com segurança, nos labirintos da vida humana,
é necessário que se tenham como guias a luz da sabedoria
e virtude.
(Sakyamuni).
- O
homem que busca a fama, a riqueza e casos amorosos é como
uma criança que lambe mel na lâmina de uma faca.
Ao lamber e provar a doçura do mel, a criança corre
o risco de ter a língua ferida. É como o tolo que
carrega uma tocha contra o vento forte; corre o risco de ter o
rosto e as mãos queimados.
(Sakyamuni).
- Por
trás dos desejos e paixões mundanas que a mente
abriga, acha-se latente, clara e incorruptível, a fundamental
e verdadeira essência da mente.
(Sakyamuni).
- Tudo
é, portanto criado, controlado e regido pela mente. Assim
como o carro segue o boi que o puxa, o sofrimento segue a mente
que se cerca de maus pensamentos e de paixões mundanas.
(Sakyamuni).
- Não
importando os problemas que possam lhes ocorrer, os senhores deverão
considerá-los transitórios quanto os sonhos, e encher
seus corações com o Sutra de Lótus.
(Nitiren Daishonin).
- Mesmo
que fosse possível errar ao apontar a terra, que alguém
fosse capaz de unir os céus, que a maré não
tivesse fluxo e nem refluxo, que o sol se levantasse no oeste,
jamais aconteceria das orações do Devoto do Sutra
de Lótus ficarem sem ser concretizadas.
(Nitiren Daishonin).
- Sofra
o que tiver que sofrer, desfrute o que existe para ser desfrutado,
considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida
e continue orando, não importando o que acontecer, e então
experimentará a grande alegria da Lei.
(Nitiren Daishonin)
- Fortaleça
sua fé dia após dia, mês após mês.
Se enfraquecer mesmo um pouco, os demônios aproveitar-se-ão.
(Nitiren Daishonin).
- Um
indivíduo que escala uma montanha eventualmente terá
que descer. Uma pessoa que insulta a outra, será desprezada.
Alguém que deprecia o belo, nascerá feio. Quem rouba
o alimento e roupa de outros, nascerá no mundo da fome...
Esta é a Lei de Causa e Efeito.
(Nitiren Daishonin).
- Todos
os fenômenos físicos e mentais manifestam-se em uma
existência. é crucial então o que a nossa
vida seja orientada através da fé, mesmo em um simples
momento. Todos os pecados são como geada e as gotas de
orvalho, que rapidamente se evaporam sob os raios do sol da sabedoria.
(Nitikan Shonin).
- Não
tenham medo em seus corações de coisas como elefantes
selvagens. Porém, o que devem temer são as más
companhias! Um elefante selvagem destrói apenas o corpo
da pessoa; ele não pode destruir seu coração.
No entanto, a má companhia destrói ambos. Se você
for morto por um elefante selvagem, não cairá em
nenhum dos três maus caminhos
(inferno, fome e animalidade). Mas se as más companhias o levarem a morte, você certamente cairá em um dos três!
(Sakyamuni).
- As
pessoas de grande arrogância não o possuem integridade,
estão vacilando, mudando de opinião conforme a situação.
(Daisaku Ikeda).
- A
causa da derrota não se encontra no obstáculo ou
no rigor das circunstâncias; está no retrocesso na
determinação e na desistência da própria
pessoa. Se falasse em dificuldades, tudo realmente era difícil.
Se falasse em impossibilidades, tudo realmente era impossível.
Quando o ser humano regride em sua decisão os problemas
que se erguem em sua frente acabam parecendo maiores e confundem-no
como uma realidade imutável. A derrota encontra-se exatamente
nisso.
(Daisaku Ikeda).
- Há
sombras nas trevas, mas as pessoas não conseguem discerni-las.
Há trilhas no céus por onde os pássaros voam,
mas as pessoas não as reconhecem. Há caminhos no
mar por onde os peixes nadam, mas as pessoas não os percebem.
(Nitiren Daishonin).
- A
morte não é a maior tragédia do ser humano,
é pior quando algo vital dentro da pessoa morre enquanto
ela ainda está viva. Essa morte é certamente a coisa
mais temível e trágica.
(Daisaku Ikeda).
- Cada
um dos senhores deve reunir a coragem do leão e jamais
sucumbir as ameaças de ninguém. O leão não
teme nenhum outro animal, nem tampouco seus filhotes temem.
(Nitiren Daishonin).
- Se
o mau carma de uma pessoa não é expiado nesta existência,
ela deverá passar pelos sofrimentos do inferno no futuro.
Mas, se experimentar extremas privações por causa
do Sutra de Lótus, os sofrimentos do inferno dissipar-se-ão
instantaneamente.
(Nitiren Daishonin).
- Não
devemos acreditar apenas em palavras, em posição
ou ideologia. É a personalidade da pessoa e suas ações
o que importam.
(Daisaku Ikeda).
Jamais permita que os impasses da vida o pertubem. Afinal, ninguém pode escapar dos problemas, nem mesmo santos ou sábios. Sofra o que tiver que sofrer. Desfrute o que existe para ser desfrutado. Considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida.
- As
pessoas não existem em função da religião.
É a religião que existe em função
das pessoas. Mesmo na política não é o povo
que existe em função dos políticos. São
os políticos que existem em função do povo.
No ensino, os professores existem em função dos
alunos. Os médicos existem, acima de tudo, em função
dos pacientes. Também a existência dos advogados,
cientistas, jornalistas, tudo se resume em função
do povo. Entretanto, na maioria das vezes, essa posição
está invertida. Utilizam-se do povo para os seus próprios
interesses e satisfações.
Aqueles que exploram a religião para seus próprios fins egoístas oprimem e denigrem as pessoas. Eles tiram impiedosamente vantagens dos outros, apossando-se do que podem e então, cruelmente, deixam as pessoas de lado quando não tem mais nada a oferecer. Da mesma forma, aqueles que exploram o mundo da política para o seu próprio fim compartilham do mesmo desprezo pelas pessoas. Os senhores não devem ser enganados por esse tipo de pessoa. As pessoas não existem para beneficiarem os líderes. O que deve ocorrer é justamente o oposto. Os líderes, inclusive políticos e clérigos existem para beneficiar as pessoas. Os professores por sua vez, existem para o bem dos estudantes. Entretanto, muitos dos que se encontram em posições de liderança comportam-se arrogantemente, denigrem as pessoas.
(Daisaku Ikeda).
- Seria
maravilhoso não ter que encontrar dificuldades, no entanto
da mesma forma que os exames estimulam os estudos de uma pessoa,
sem as dificuldades não pode haver progresso ou desenvolvimento.
Não agir pelo bem é o mesmo que corresponder ao
mal. Não avançar é o mesmo que retroceder.
Fugir perante a luta é o mesmo que abandonar a fé.
"O desespero é o refúgio dos tolos" -
assim diz o ditado. Enquanto mantiverem a esperança, enquanto
empreenderem ações corajosas para lutar, podem estar
certos de que a primavera irá chegar novamente. Um provérbio
russo diz: "Não existe inverno no reino da esperança."
(Daisaku Ikeda).
- Somente
o conhecimento não é suficiente. Somente quando
o conhecimento alia-se a sabedoria é que uma pessoa pode
atingir a vitória na vida. Sem sabedoria, não se
pode distinguir as pessoas boas ou más.
(Daisaku Ikeda).
- A
oração é a energia da vida, permeando todo
o universo e tornando-se força motriz para a mudança.
(Daisaku Ikeda).
- Cada
um tem sua própria posição e papel a desempenhar.
Os senhores tem a sua própria missão que somente
os senhores podem concretizar.
(Daisaku Ikeda).
- Cada
qual pagará a si mesmo pela má ação
que cometeu. Praticando uma boa ação, cada qual
se purificará a si mesmo. Não se pode purificar
uns aos outros.
(Sakyamuni)
- Minhas
obras são meu bem; minhas obras são minha herança;
minhas obras são o seio que me leva; minhas obras são
a razão a qual pertenço; minhas obras são
meu refúgio.
(Sakyamuni).
- Aquele
que percebe a existência da dor e conhece sua causa, remédio
e extinção, compreende as quatros nobres verdades
está no bom caminho. Seu reto propósito de ser a
luz que iluminar seus passos, e a palavra verdadeira, o seu refúgio.
Caminhar em linha reta, porque reta é a conduta.
(Sakyamuni).
- Feliz
aquele que vence o egoísmo, alcança a paz, encontra
a verdade. A verdade liberta-nos do mal; não há
no mundo libertador igual. Confia na verdade, mesmo que não
sejais capazes de compreendê-la, mesmo que no começo
vos pareça amarga a sua doçura.
(Sakyamuni)
- O
louco que reconhece sua loucura possui algo de prudente; porém,
o louco que se presume sábio esse está realmente
louco.
(Sakyamuni).
- Não
busco recompensa alguma, nem mesmo renascer num paraíso;
procuro, porém, o bem dos homens, procuro reconduzir os
que saíram do Caminho, alumiar os que vivem nas trevas
e no erro, banir do mundo toda pena e sofrimento.
(Sakyamuni).
- A
fama é passageira. É como uma miragem ou luz de
vaga-lume. Como Nitiren Daishonin diz, "ser elogiado por
tolos - essa é a maior vergonha." A fama nada tem
a ver com felicidade. Não estamos vivendo meramente pela
popularidade ou fama, transitórias como a espuma sobre
a água. Estamos avançando ao longo do supremo caminho
de vida, que se levanta sobre todos os fenômenos efêmeros.
(Daisaku Ikeda).
- Não
são poucas as vezes que as diversas formas de infelicidade
nesta vida são provocadas por erros de decisão ou
escolha. Portanto é errado considerar que todos os acontecimentos
são manifestações de carmas ou destinos pré-determinados.
Com base nesse ponto, concluímos que precisamos ter sabedoria
no momento em que tomamos decisões na vida e em nossas
ações diárias. Por exemplo: uma pessoa que
ganhe 100 reais por mês e gasta 150 reais, certamente irá
sofrer com os cobradores e a falta de dinheiro. Assim começará
a se lamentar dizendo sofrer de "carma financeiro".
A falta de sabedoria e o erro de decisão provocaram a manifestação
de um sofrimento, e esse sofrimento em si é efeito do carma.
(Daisaku Ikeda).
- Se
cada um for invencível, não haverá problemas
sem solução. Quando tivermos este espírito,
o nosso potencial aumentar ainda mais e nenhum objetivo ficar
sem ser concretizado. Todos os problemas terão solução
todos os sofrimentos serão transformados em felicidade.
(Daisaku Ikeda).
- Nós
todos fazemos parte da grande família da humanidade e somos
moradores em comum de uma imensa casa chamada terra. Não
há outra forma senão nos entendermos. Não
há por que não chegarmos a um entendimento através
de um sincero diálogo. Ao menos devemos nos esforçar
e nos empenhar ao máximo para isso. Quem não se
esforça nesse sentido demonstra uma grande arrogância
em relação as pessoas. Além disso, na maioria
das vezes, existe por trás disso um espírito covarde
que tenta proteger a si mesmo.
(Daisaku Ikeda).
- Obviamente,
desde que somos seres humanos, eternamente existirão algumas
espécies de conflitos, rivalidades ou mesmo divergências
de opiniões. Entretanto, terminantemente, jamais haver
a necessidade de nutrirem-se de ódio ou mesmo matarem-se
uns aos outros.
(Daisaku Ikeda).
- As
pessoas não são nobres desde o nascimento, mas se
enobrecem através de suas ações. As pessoas
não são medíocres desde o seu nascimento,
mas tornam-se assim através de suas ações.
Se existem alguma diferença entre as pessoas, então
essa diferença está somente nas suas realizações.
(Daisaku Ikeda).
- O
valor de uma religião depende de sua capacidade de conter
a ambição, o ódio e a insensatez. Não
se deve confiar na mente que está cheia de cobiça,
ira e estultícia. Não se deve deixar a mente desenfreada,
deve-se mantê-la sob rígido controle. É muito
difícil ter o perfeito controle mental. Aqueles que buscam
a Iluminação devem livrar-se primeiro do fogo de
todos os desejos. O desejo é como fogo devastador, e aquele
que está trilhando o caminho da Iluminação
deve evitar o fogo do desejo, assim como o homem que carrega um
fardo de feno evita as chamas. É loucura um homem arrancar
seus olhos, pelo temor de ser tentado pelas formas bonitas. A
mente é o senhor e se ela estiver sob controle, os menores
desejos desaparecerão.
(Sakyamuni).